A fotógrafa Maureen Bisilliat apresenta seus trabalhos fotográficos em diálogo com a literatura brasileira, na exposição Escrever com a imagem e ver com a palavra, em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. A curadoria é de Miguel del Castillo.
A seleção reúne trabalhos de Bisilliat, principalmente livros, nos quais suas fotos dialogam com a produção de grandes escritores nacionais, como Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa. Nos trabalhos, Maureen seleciona trechos da obra de um escritor e os combina a um ensaio visual já existente ou produzido especialmente para a publicação. A mostra apresenta, ainda, cartas que ela trocou com os escritores, entre outros documentos.
Em entrevista ao Arte Clube, a artista contou como foi o contato com os escritores, especialmente Guimarães Rosa, que a estimulou a fazer sua primeira grande viagem pelo interior do Brasil. Maureen também conta como cada autor inspirou, de modo diferente, seu modo de fotografar.
Clique no player e ouça a entrevista completa:
ESCREVER COM A IMAGEM E VER COM A PALAVRA
Fotografia e literatura na obra de Maureen Bisilliat
Entrada gratuita
9 de novembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020
IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea, Rio de Janeiro/RJ
Horário: Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h.