O coletivo de artistas visuais Opavivará! comemora 15 anos, com uma grande exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói: O prazer é nosso conta com obras realizadas durante esta trajetória. O coletivo é formado, atualmente, por Daniel Toledo, Julio Callado – ambos desde o começo dessa trajetória –, Domingos Guimarãens e Ynaiê Dawson.
A curadoria é assinada por Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca. Em entrevista ao Arte Clube, Raphael contou a história do coletivo, a busca pela aproximação com o público, com obras que muitas vezes precisam do corpo do espectador para existir em sua totalidade.
Entre as obras expostas, trabalhos como: "Cangaço" – cangas com diferentes frases entre o protesto e a poesia, e "Brasa ilha", trabalho de 2018, composto por um automóvel modelo Brasília adaptado com forno para assar comida. No pátio do MAC, a obra "Chuvaverão" (2014) é formado por chuveiros disponíveis aos visitantes para se refrescarem nos quentes dias de verão; e "Remotupy" (2016), uma canoa adaptada com rodas e motor, que levará o público em uma navegação pela grande praça de concreto do museu projetada por Niemeyer.
Clique no player e ouça a entrevita completa.
Exposição “O prazer é nosso”, do coletivo OPAVIVARÁ!
Exposições: de 23 de dezembro de 2019 a 01 de março de 2020
Local: MAC Niterói – Salão principal e pátio
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 5). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.