Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Panmela Castro reúne retratos e relatos de violência contra a mulher em nova exposição

Artista e ativista recebe histórias reais e amplifica vozes femininas por meio da arte

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 06/03/2020 - 11:11

A artista visual e ativista social Panmela Castro apresenta a exposição “Retratos Relatos”, a partir do dia 07 de março (véspera do Dia Internacional da Mulher), no Museu da República, no Rio de Janeiro.

A carioca, que ganhou o mundo através do grafite e sua luta pelo fim da violência contra a mulher, expõe 15 retratos inspirados em relatos reais de mulheres de todo o Brasil. Com curadoria de Keyna Eleison, a mostra fica em cartaz até 31 de maio. A abertura vai contar com uma performance no salão nobre aberta ao público.

Clique no player e ouça uma entrevista com Panmela. Ela fala das inspirações para a nova série, a partir de um relato pessoal postado nas redes sociais, motivada pela repercussão de um suposto caso de abuso que veio a público envolvendo uma jovem e um jogador de futebol. Panmela também fala sobre as barreiras impostas à mulher no campo da arte e na sociedade em geral.

Para marcar a abertura, dia 7 de março, Panmela fará uma performance artística no salão nobre do museu, entre 16h30 e 17h30. O público está convidado a vir com seu melhor traje para participar de um grande baile de valsa ao lado da artista. Ao longo do mês de abril, serão promovidas algumas atividades gratuitas, tais como, uma tarde de pintura ao vivo com Panmela no jardim e uma oficina de autoretrato no espaço educativo do Museu da República. Para completar, será promovido um debate com algumas das mulheres que tiveram seus relatos retratados na exposição.

 
RETRATOS RELATOS – PANMELA CASTRO/CURADORIA KEYNA ELEISON
LOCAL: Museu da Republica (Rua do Catete, 153. Catete. Rio de Janeiro).
DATA: 07 de março a 31 de maio
HORÁRIO VISITAÇAO: 10h às 17h (terça a sexta); 11h às 18h (sábado, domingo e feriados).
CONTATO: (21) 2127-0324
VALOR: R$ 6,00 (entrada franca às quartas-feiras e aos domingos). Professores, maiores de 60 anos e crianças até 10 anos não pagam. Estudantes e menores de 21 anos têm 50% de desconto
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

Criado em 06/03/2020 - 11:23

Mais do programa