Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A expressão do Movimento Armorial na música é tema do Clube do Vinil

Em comemoração aos 50 anos da vertente artístico-cultural, o novo episódio da série destaca o trabalho da Orquestra Armorial

Arte Clube

No AR em 30/03/2022 - 12:00

Dramaturgo, romancista, poeta e professor, o escritor Ariano Suassuna ocupa lugar de destaque na lista das grandes personalidades da arte brasileira. Defensor da cultura e da estética popular nordestina, sua expressão atingiu diferentes campos da literatura e deu origem a um movimento artístico próprio.

No novo episódio do Clube do Vinil, série que rememora importantes LPs da música nacional, o locutor Jansem Campos lembra as criações do Movimento Armorial, vertente singular que envolveu a música, as artes plásticas e a produção escrita a partir dos anos 1970. Guiando-se pelo trabalho da Orquestra Armorial, a edição inédita apresenta faixa do disco homônimo, lançado em 1975, que já ilustrava as ideias do movimento.

Entre as propostas de Suassuna, estava a intenção de transformar elementos da cultura popular em expressões eruditas, de forma que a cultura nordestina fosse valorizada por suas potencialidades em todas as regiões do Brasil e do mundo. Para isso, os integrantes afirmaram em suas produções a presença da xilogravura, da literatura de cordel, do teatro de mamulengos e dos instrumentos regionais, como a viola, os pífanos e a rabeca.   

Uma era rica em desenvolvimento musical, que atuou em defesa dos elementos que compõem a identidade cultural brasileira.

Ouça no player acima o Clube do Vinil sobre o Movimento Armorial.

Orquestra Armorial em 'Chamada' (1975)

Criado em 30/03/2022 - 17:40

Mais do programa