Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A história por trás de “Missa dos Quilombos”, álbum importante na luta antirracista

Lançado em 1982, o disco reforça a identidade negra brasileira e traz uma mistura de gêneros da música e da dança popular

Arte Clube

No AR em 16/03/2022 - 12:00

Há 40 anos, Milton Nascimento lançava um disco emblemático, com potencial de questionar a sociedade e reforçar a presença da identidade negra na formação brasileira. O álbum “Missa dos Quilombos”, realizado em parceria com o religioso Dom Pedro Casaldáliga e o poeta Pedro Tierra, nasceu de uma celebração do dia 22 de novembro, quando ocorreu a primeira Missa dos Quilombos em homenagem a Zumbi dos Palmares.

A produção, gravada ao vivo na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Caraça, Minas Gerais, foi inovadora ao realizar o registro de uma missa afro-brasileira, utilizando na sonoridade gêneros como o maracatu, baião, folguedos, maculelê, samba, afoxé e ijexá. O repertório, formado por 11 faixas, aborda temas como a religiosidade e a escravidão, e enaltece a potência cultural negra.

Nesta edição do Clube do Vinil, Jansem Campos conta a história por trás deste disco e relembra a importância social que a Missa dos Quilombos representou, em 1981.

Ouça o episódio completo no player acima.

Capa do álbum Missa dos Quilombos de Milton Nascimento

Criado em 16/03/2022 - 16:15

Mais do programa