Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

100 anos de Dona Ivone Lara: o legado da primeira-dama do samba na música nacional

Arte Clube celebra a potência da sambista em entrevistas com a cantora Fabiana Cozza e o jornalista musical Lucas Nobile

Arte Clube

No AR em 13/04/2022 - 12:00

Entre técnicas de canto e contracanto, letras populares, e uma profunda dedicação ao samba, Dona Ivone Lara marcou a história da música popular brasileira com uma obra rica em esperança e amor. Neste mês de abril, em que celebramos seu centenário de nascimento, o boletim Arte Clube homenageia a primeira-dama do samba em duas edições especiais.

Nascida no Rio de Janeiro em 1922, a cantora, compositora e instrumentista portou uma diversidade de referências para sua arte: choro, partido alto, canto orfeônico, sambas de terreiro e sambas-enredo formaram uma bagagem cultural expressiva. Celebrando sua trajetória de sucesso solo, iniciada profissionalmente apenas aos 56 anos, o Arte Clube conversou com o biógrafo e pesquisador musical Lucas Nobile. Entre os destaques deste episódio, o jornalista remonta a história pessoal de Dona Ivone e destaca a sua capacidade criativa. 

Pisando devagarinho, com respeito e admiração pela música, a artista enfrentou os obstáculos do machismo e conquistou seu espaço de destaque em ambientes historicamente masculinizados. Ainda na década de 60, seu talento criativo ocupou uma vaga na ala de compositores da Império Serrano, escola de elite do Carnaval Carioca, e lançou o samba-enredo Os Cinco Bailes da História do Rio. Revolucionária, ela abriu portas para as mulheres no samba e se tornou um ícone nacional pela naturalidade de sua produção melódica e escrita. No segundo episódio deste tributo, a cantora e compositora Fabiana Cozza comenta os diferentes talentos de Dona Ivone Lara e explica a sua influência para a linguagem musical nacional.  

De 1978, ano de seu primeiro disco solo, até a sua partida, foram quase quatro décadas exclusivamente dedicadas à música. Antes desse período, Dona Ivone atuou no campo da saúde como enfermeira e assistente social, em mais um trabalho reconhecido por excelência. Imersa no amor pela vida e pelas pessoas, a sambista trilhou um caminho de talento e de profundidade, que nunca deixará de ecoar na história cultural do Brasil.

Ouça o Arte Clube de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC.

Criado em 29/04/2022 - 11:59

Mais do programa