Com o tema “Toda Forma de Existir”, o Festival Mix Brasil chega à sua 30ª edição. Até o dia 20 de novembro, o público vai poder conferir filmes, experiências de realidade estendida, espetáculos de teatro, shows musicais, eventos de literatura, palestras e workshops. O Mix Brasil é o maior evento cultural dedicado à diversidade na América Latina e as atividades ocorrem em oito espaços culturais de São Paulo e na internet. A programação é voltada a temas relevantes para a comunidade LGBTQIAP+.
O diretor e criador do Festival Mix Brasil, André Fischer, recorda a trajetória do evento e dá detalhes da edição deste ano ano. "A gente busca no festival, desde o começo, fazer uma cobertura do que de mais relevante tem sido produzido no Brasil e no mundo referente à temática da diversidade sexual. Então, não apenas na parte de cinema, mas também incentivar novas produções como, por exemplo, a parte de teatro do festival. A gente busca essas manifestações que passam um pouco por cima dos limites do que é considerado cada caixinha, cada manifestação artística", explica.
O Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade também inclui uma programação na internet. Parte das obras de cinema pode ser assistida on-line entre os dias 14 e 23 de novembro, pelas plataformas Sesc Digital e Spcine Play. As informações sobre as atividades presenciais em São Paulo podem ser consultadas no site mixbrasil.org.br.
Reportagem: Lorenzo Mello (com supervisão de Jansem Campos)