O documentário "Memória Sufocada", do diretor Gabriel Di Giacomo, conta a história do Coronel Ustra, o único militar condenado como torturador durante a ditadura militar no Brasil, que começou em 1964 e foi até 1985. Hoje, ele é exaltado como um herói. Mas qual é a verdade? Por meio de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.
"Memória Sufocada" usa uma linguagem que simula buscas na internet e mecanismos do ambiente digital. Todo o material usado no filme está disponível on-line, e vai desde depoimentos à Comissão Nacional da Verdade a páginas do Google Maps para investigar a história desse personagem e a história do Brasil pós-golpe civil militar de 1964. O longa conta, ainda, com imagens inéditas do DOI-CODI, onde ocorriam as torturas e execuções.
O trabalho de Gabriel di Giacomo se estende além do documentário. Ele também criou um site com sugestões de filmes, entrevistas e vídeos sobrea ditadura, para que o espectador continue sua própria pesquisa.
Acesse aqui o site do documentário.
E ouça no player acima a íntegra da entrevista.