Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maria Firmina dos Reis, mulher negra que quebrou barreiras na literatura

Arte Clube recebe Luciana Diogo, especialista na obra da escritora  

Arte Clube

No AR em 22/03/2023 - 14:54

O Arte Clube apresenta uma entrevista especial sobre a escritora Maria Firmina dos Reis (1825-1917), com a pesquisadora Luciana Diogo. Ela é autora do livro "Maria Firmina dos Reis: vida literária" (Ed. Malê) e administra um portal com informações importantíssimas e raras sobre a autora.

Firmina nasceu em 1825, em São Luís do Maranhão. Era neta e filha de escravizadas alforriadas. Entre seus muitos pioneirismos, publicou, em 1859, o romance "Úrsula". É o primeiro romance abolicionista escrito por uma mulher em Língua Portuguesa e possivelmente o primeiro romance escrito por uma autora negra na América Latina. Outro feito inédito foi contar histórias sob o ponto de vista do oprimido, com personagens negros e indígenas. Ela também foi professora, e, ao se aposentar, criou uma das primeiras escolas mistas e gratuitas do país. Também atuou em jornais e na música. 

Ao longo do tempo, o nome de Maria Firmina dos Reis tem sido apagado da história da literatura. Mas, graças ao trabalho de pesquisadores, sua obra e sua biografia renascem e resistem. Clique no player e confira um papo com a pesquisadora Luciana Diogo, além de ouvir poemas da autora, musicados pela artista Socorro Lira.

Criado em 22/03/2023 - 14:54

Mais do programa