Chega aos cinemas o documentário “O Contato”, do diretor Vicente Ferraz (“Soy Cuba — O Mamute Siberiano” e “A Estrada 47”), que acompanha moradores indígenas dos territórios no alto do Rio Negro, no Amazonas. Eles contam sobre a história da colonização da região desde os primeiros contatos entre indígenas e não indígenas até os dias de hoje.
O longa é falado em quatro línguas indígenas e foi rodado na região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, município conhecido por ser uma das regiões com maior diversidade étnica do Brasil, onde convivem 23 etnias e 18 idiomas nativos.
"O Contato” esteve na Mostra Ecofalante de Cinema 2024, em São Paulo, e, ano passado, teve sua première mundial durante a Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade. Em 2023, ele também foi exibido no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano, em Havana, Cuba. O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O diretor e roteirista Vicente Ferraz é o convidado do Arte Clube e fala sobre a experiência de filmar as culturas indígenas, em busca do que elas têm em comum conosco.