Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Clube do Vinil celebra 110 anos de nascimento de Vinicius de Moraes

Ouça faixas do álbum "Vinicius e Odette Lara", gravado em 1963

Arte Clube

No AR em 19/10/2023 - 16:41

O Clube do Vinil de hoje comemora 110 ano de nascimento de Vinicius de Moraes. Ele foi genial em tudo. Foi poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor. Amou demais. Foram nove casamentos! Nasceu na rua Lopes Quintas 114, no Jardim Botânico, com o nome de batismo: Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes. Era filho de um funcionário da prefeitura, poeta e violinista amador e de uma pianista amadora.

Começou a compor em 1927, com os amigos Paulo, Haroldo e Oswaldo Tapajós, que eram irmãos. Em 1932, Vinícius publicou seu primeiro poema, com tema bíblico, chamado "A transfiguração da montanha". No mesmo ano, os irmãos Tapajós gravam "Loura e morena", composta em parceria com Vinicius.

O poeta se consolidou como uma das figuras mais importantes da chamada geração de 30, ao lado de Drummond, Cecília Meirelles, Murilo Mendes, entre outros. Na música, seus maiores parceiros foram Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Em 1963, na recém criada gravadora Elenco, Vinicius gravou o disco "Vinicius e Odette Lara", ao lado da atriz e cantora paulistana. No Clube do Vinil de hoje, três canções do álbum, que completa 60 anos. Todas as faixas são de Vinicius e Baden Powell, com arranjos do maestro Moacir Santos e direção de Aloysio de Oliveira. A Elenco tinha acabado de ser criada por Aloysio Oliveira e se tornou o primeiro selo conceitual do país, com um cuidado especial em cada etapa do processo de criação e lançamento dos discos. Sem falar nas capas de Cesar Vilella, que são famosas até hoje pelo minimalismo e elegância do design.

Elegância, aliás, é o que não faltava a Odette Lara, parceira de Vinicius no disco. Ela já era uma diva do cinema brasileiro e da TV quando começou a cantar. Odette se apresentou com Vinicius de Moraes em 1963, no show “Skindô”, que deu origem ao álbum “Vinicius & Odete Lara”, que estamos ouvindo hoje.

O poetinha nos deixou aos 66 anos, no dia 9 de julho de 1980. Deixou um patrimônio inestimável para a cultura brasileira e será sempre saudado. Saravá! Ouça, no Clube do Vinil, as músicas Berimbau, Só por Amor e Samba da Bênção.

Vinícius de Moraes & Odete Lara – Capa de álbum

Criado em 19/10/2023 - 16:53

Mais do programa