O livro infantojuvenil "O Azul de Gabriel" (Ed. Cuore), da premiada escritora Ieda de Oliveira, aborda o autismo. Gabriel tem sua própria maneira de perceber, sentir e reagir ao mundo, e o livro conta como isso se reflete nas relações familiares e sociais. A história acompanha o personagem desde seu nascimento até a idade adulta, por meio do olhar do irmão, Rafael.
A autora tem mais de 30 anos de trajetória literária e mais de 30 obras publicadas. A pesquisa para o livro aconteceu ao longo de oito anos, por meio de leituras, entrevistas e até a participação em grupos de pessoas no espectro autista, como uma forma de compreender mais de perto as experiências delas. Ieda conta que sua escrita precisa passar pela sua emoção e que "O Azul de Gabriel" representou um desafio enriquecedor para sua carreira.
A escritora diz que pretende, por meio da literatura e do universo poético, ser uma porta para que as pessoas conheçam mais sobre o autismo. E acrescenta que o livro conversa com todas as idades, principalmente com quem não sabe nada sobre o assunto.
Ieda conversou com o Arte Clube sobre o livro.
Ouça no player.