O trabalho revolucionário da psiquiatra Nise da Silveira ao defender um tratamento mais humanizado e ligado às artes para pessoas com transtornos mentais continua vivo. Seu legado pode ser visto no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, que tem 72 anos de existência. E quem o preserva é a Sociedade de Amigos do Museu, que completa 50 anos. Para comemorar, está sendo lançada uma nova edição revista do livro "Imagens do Inconsciente", considerado um marco da psiquiatria.
Clique no player acima para conferir uma entrevista com o museólogo e pesquisador Eurípedes Junior, que fala sobre a importância deste livro, a revolução criada pela Dra. Nise e a forma curiosa como ela decidiu escrever o livro, obedecendo sinais do próprio inconsciente, em um sonho.
A Sociedade de Amigos do Museu do Inconsciente foi fundada dem 1974, com objetivo de preservar o legado da doutora Nise da Silveira e do acervo do Museu. Ela reuniu, em sua fundação, pesquisadores, artistas, intelectuais, cientistas e personalidades de grande destaque no Brasil.
O Lançamento do livro “O mundo das imagens”, de Nise da Silveira, será nesta quinta-feira, 16 de maio, às 18:30, no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 241, Centro).