A cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio, guarda muitos tesouros históricos. Um deles acaba de ser restaurado e devolvido à população: o Teatro Imperial. E, agora, com uma atração a mais: a máquina de projeção em 35 milímetros, que estava parada há 20 anos, foi recuperada e vai transformar o local em Cine Teatro. Com isso, o espaço vai contar com uma programação especial, com foco na memória do cinema.
O Teatro, totalmente reformado, tem capacidade para 600 pessoas, com acústica favorecida pelo formato em diamante da sala cênica. Os assentos clássicos, do modelo CIMO, ícone do mobiliário moderno brasileiro, também foram restaurados, e foram projetados especialmente para teatros, cinemas e auditórios das décadas de 1950 e 1960.
O projeto foi liderado pelo gestor cultural Paulo Lopez e a atriz Sabrina Korgut, que administram o Teatro Imperial. Em entrevista ao Arte Clube, Paulo conta como foi a recuperação da sala de projeção e os planos da programação do novo cinema.
A inauguração do Cine Teatro Imperial vai ser nesta quarta-feira, 22 de maio, às 18h. O endereço é Rua Marechal Deodoro 192, centro de Petrópolis.