O documentário "Marias", dirigido por Ludmila Curi, é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia contando a vida de Maria Prestes, nordestina que se tornou uma figura importante na luta pela reforma agrária no Brasil. O filme também destaca outras figuras femininas que participaram ativamente de grandes momentos do último século, como Maria Bonita, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. O longa está em cartaz nos cinemas.
Ludmila Curi já teve filmes exibidos e premiados em festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Entre seus projetos, estão o curta Proibidão, vencedor do Prêmio Visão Social do Festival Entretodos, e o documentário Doutor Magarinos, advogado do morro, premiado no FestCineAmazônia e no Cine Favela Festival.
"Marias" é resultado de anos de pesquisa e dedicação, com imagens que testemunham a presença feminina em momentos históricos do Brasil e do mundo. O filme participou do 7º Festival Porto Femme, em Portugal, em abril de 2024, e conta com o incentivo do Ministério da Cultura/LongaDoc e do Edital de Distribuição da Lei Paulo Gustavo/RJ, além de apoio do FSA/Ancine/BRDE e de outras instituições culturais.