O Rio de Janeiro recebe a riqueza cultural da tradição artística passada de pais para filhos, na "Mostra Carroça de Mamulegos: Três gerações de arte brincante", em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil. Até 23 de fevereiro, o carioca vai poder assistir a três espetáculos do repertório dessa trupe, formada pela família Gomide-França.
A Cia. foi criada em Brasília há 47 anos pelo bonequeiro Carlos Gomide e a atriz Schirley França. Desde então, o casal viveu na estrada com seus oito filhos, que nasceram e cresceram em cena. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família já alcança sua terceira geração de artistas. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.
Clique no player acima e conheça mais da Carroça de Mamulengos, batendo um papo com a Maria Gomide, uma das integrantes da trupe, dramaturga e brincante. Ela conta como essa história começou e quais os desafios e maravilhas da vida dedicada à arte.
A Trupe itinerante apresenta, no CCBB do Rio, três espetáculos do repertório, além de oficina sobre cantos e cantigas e seminário de pedagogia brincante. Pra saber mais sobre a programação da Carroça de Mamulengos no CCBB do Rio, é só acessar o site bb.com.br/cultura