A artista plástica paulista Zilah Garcia fez um mergulho na história do clássico "Os Sertões", de Euclides da Cunha, para criar pinturas-objetos que também dialogam com sua história familiar. O resultado é a exposição "Terra", em cartaz no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. Para preparar a exposição, ela partiu para uma viagem a Canudos, no interior da Bahia, para aprofundar as pesquisas inspiradas no livro.
A série inspirada em "Os Sertões" é composta por pinturas-objetos – obras que têm a tela como suporte, mas incorporam um caráter tridimensional através de um processo artesanal e experimental desenvolvido por Zilah. O efeito craquelado, característico da terra que se racha devido à seca, é obtido por meio dessa experimentação que discute forma e espaço.
Em entrevista ao Arte Clube, Zilah Garcia conta como transformou as inspirações no livro de Euclides da Cunha nas obras da exposição, fala das inspirações e das técnicas utilizadas. Ouça mais no player acima.
O livro como objeto também é parte importante da exposição. Uma instalação traz 200 exemplares de diferentes edições de "Os Sertões". Resgatados de sebos ou comprados diretamente de pessoas de diversas regiões do país, os livros foram incorporados à obra e serão doados na abertura da exposição, como conta a Zilah Garcia.
SERVIÇO
Exposição "Terra" - curadoria de Daniele Machado
Abertura: 22 de janeiro de 2025, quarta-feira, das 16h às 20h. Galeria C. 2º andar
Encerramento: 08 de março de 2025
Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h
Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro)
Entrada franca
Classificação livre