Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Solar Grandjean de Montigny reabre com homenagem aos 450 anos do Rio

Casarão na Gávea pertenceu ao arquiteto que participou da Missão

O Solar Grandjean de Montigny, no bairro carioca da Gávea, abre suas portas para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. O Solar leva o nome do arquiteto francês Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montigny, que chegou ao País em 1816, com a Missão Artística Francesa, a convite de D. João VI.

 


Em 1823, Montigny construiu o casarão em que viveu com a família até sua morte. Hoje o Solar, tombado pelo IPHAN, é o Museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio. É também da PUC-Rio o artista Marcelo Gemmal, que apresenta seus paines inéditos na exposição "Contornos do Rio no traço de Marcelo Gemmal- O Centro do Rio nos seus 450 anos".

 


A diretora do Solar, Piedade Gringberg, conversou com o Arte Clube na quarta-feira (25) sobre a obra arquitetônica do urbanista francês, que adaptou os conceitos do neoclassicismo ao clima tropical do Rio de Janeiro, além de outras obras de Montigny espalhadas pela cidade. Falou também sobre a exposição, que ficará em exibição de 28 de março a 29 de maio, das 10 às 17 horas. O Solar Grandjean de Montigny fica na Rua Marquês de São Vicente, 225, dentro do campus da PUC-Rio, na Gávea. Confira a entrevista.

 

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, na MEC AM Rio - 800 kHz.

 

 



Criado em 26/03/2015 - 18:23 e atualizado em 26/03/2015 - 17:51

Mais do programa