A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra "Achtung! Filmes de Berlim", que exibirá, até 24 de maio, 13 longas-metragens e dois documentários, todos inéditos no Brasil, produzidos nos últimos cinco anos na Alemanha e tendo a capital alemã como cenário. Um dos curadores da mostra, Arndt Roskens, conversou com o Arte Clube, nesta segunda-feira (11) e destacou os filmes de baixo orçamento que têm inovado a linguagem cinematográfica na capital alemã.
Os enredos são ambientados em diversos contextos urbanos, retratando estilos e tendências variados, de diretores consagrados a estreantes, com filmes produzidos em iniciativas colaborativas. A queda do Muro de Berlim, em 1989, desencadeou uma transformação dinâmica da cidade, que se refletiu no cinema. A cada ano são produzidos mais de 300 filmes na área de Berlim-Brandemburgo, onde produções caras coexistem com uma cena artística de baixo orçamento, servindo como incubadora para inovações de forma e conteúdo.
Além da mostra de filmes, serão realizadas duas palestras com os curadores durante a mostra. A primeira, no dia 16 de maio (sábado), às 17h, com Sebastian Brose, abordará o tema Condições de produção na região de Berlim-Brandemburgo, com foco nas possibilidades para empresas de produção estrangeiras atuarem neste polo. A segunda palestra, no dia 23 (sábado), também às 17h, com Hajo Schäfer, terá o tema Cidade, espaço e identidade no filme de Berlim pós-1989, e mostrará, por meio de trechos de filmes, como as produções dos últimos 25 anos acompanharam as transformações ocorridas na cidade, seu espaço e habitantes.
Clique no player acima e acompanhe todos os detalhes na entrevista, com apresentação de Jansem Campos.
O programa Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 18h05, pela rádio MEC AM.