Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A arte fundamental de Ferreira Gullar de portas abertas ao público

Artista múltiplo é foco de exposição conversou com o Arte Clube

O poeta, crítico de arte e artista plástico Ferreira Gullar é homenageado com uma grande exposição no BNDES, no centro do Rio. Em entrevista ao Arte Clube, o múltiplo artista contou que a mostra traz uma obra inédita para o público, o "Poema Enterrado", feita em 1959 para a casa da família de Hélio Oiticica. Ele fala, ainda, sobre os poemas espaciais e os livros-poema, bem como os trabalhos mais recentes em colagens, que também estão na exposição.

 

A exposição tem curadoria de Cláudia Ahimsa e Augusto Sérgio Bastos e traça uma linha cronológica que se inicia no Maranhão e vem até os dias de hoje. Estão reunidos textos, vídeos, livros, objetos, fotografias, pinturas, colagens, letras de canções interpretadas por músicos da MPB.

 

A exposição conta, ainda, com uma reprodução do ateliê do poeta, num espaço onde o visitante poderá sentar e ler os livros publicados por ele. O público verá um ensaio inédito realizado pelo fotógrafo Marcelo Magalhães no ateliê do artista e, também, uma entrevista em vídeo, feita especialmente para o projeto, que será exibida em quatro monitores. Há, ainda, um núcleo dedicado a crianças, uma vez que Gullar possui um segmento de sua obra dedicado a público infanto-juvenil. Áudios de poemas declamados e canções escritas pelo autor, assim como móveis impressos com poemas e livros-objetos também fazem parte do projeto.

 

Clique no player e ouça a entrevista!

 

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site radios.ebc.com.br/mecamrio

Serviço
Título: Ferreira Gullar
Local: Galeria BNDES
Espaço Cultural BNDES, Av. República do Chile, 100.
Período: 11 de maio a 1º de julho de 2016
Visitação: de 2ª a 6ª, das 10h às 19h.
Entrada franca



Criado em 10/05/2016 - 19:56 e atualizado em 10/05/2016 - 19:37

Mais do programa