Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cineasta inglês Derek Jarman ganha retrospectiva no Rio

Diretor tinha forte ligação com artes visuais, música e lutava pela

O diretor inglês Derek Jarman é homenageado, no Rio de Janeiro, com a mostra Cinema é Liberdade, em cartaz até o dia 30 de outubro, na Caixa Cultural. Além da filmografia completa, a retrospectiva promove ainda palestras e debates sobre o artista.

 

O curador da mostra, Raphael Fonseca, conversa com o Arte Clube sobre os principais pontos da carreira do cineasta e artista visual londrino.

 

Derek Jarman (1942-1994) teve formacão em pintura e uma estreita relacão com a tradicão clássica e com a iconografia da arte, no Reino Unido. Também foi personagem importante do cinema independente britânico, nos anos 70, 80 e 90. Viveu como um homem gay, entre os altos da Liberação Gay e baixos da epidemia da AIDS.

 

“A liberdade de Jarman está presente em filmes desde os anos 1970, desde um Sebastiane, datado de 1976 e que, quando revisitado em 2014, ainda sensibiliza e nos faz lembrar que, mesmo que o mundo tenha mudado consideravelmente, os modos de cercear o comportamento humano e sua sexualidade ainda se fazem presentes”, conclui o curador. 

 

Clique no player e ouça a entrevista completa!

 



A mostra promove atividades aos sábados, às 17h: a palestra “As promessas libertárias das vivências bucólicas: corpus nus e masculinidades etéreas”, com o pesquisador William Domingos, no dia 22 de outubro;

e, no dia 29, o debate “Derek Jarman em perspectiva: ontem e hoje", com o curador Raphael Fonseca (mediador), e os pesquisadores Matheus Santos e Rodrigo Almeida.

 

Durante a mostra, será lançado um catálogo com vários textos inéditos sobre a obra de Derek Jarman, além de uma entrevista com o artista, feita por Simon Field e Michael O’Pray, em 1985.

 

Outras informações sobre a mostra podem ser acessadas nos endereços www.facebook.com/derekjarmanliberdade e www.mostraderekjarman.com.br/2016/.

 

O Arte Clube vai ao ar, de segunda a sexta, das 18h05 às 19h, pela Rádio MEC AM 800 kHz, e pelo site da rádio.


Serviço:


Mostra Cinema é liberdade – Derek Jarman


Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1


Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815


Data: 11 a 30 de outubro de 2016 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação


Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)


Classificação Indicativa: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência



Criado em 20/10/2016 - 20:09 e atualizado em 20/10/2016 - 18:17

Mais do programa