Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "340 anos de Bach", no Caderno de Música

O programa traz a primeira parte da homenagem a este grande nome da música ocidental

Áurea Música

No AR em 23/03/2025 - 12:30

O Caderno de Música deste domingo (23) apresenta a primeira parte do especial em comemoração aos 340 anos de Johann Sebastian Bach, com um pouco da trajetória deste grande nome da música ocidental.

Johann Sebastian Bach nasceu em 31 de março de 1685, na cidade de Eisenach, no Sacro Império Romano-Germânico. Vindo de uma família luterana de músicos que se estendia por várias gerações, ele foi um dos mais brilhantes representantes do Barroco e uma das figuras centrais da música ocidental. Bach era filho caçula de Johann Ambrosius Bach e Maria Elisabetha Lämmerhirt. Porém, com menos de dez anos de idade, já havia perdido os pais e dois irmãos. Órfão, foi entregue aos cuidados de seu irmão mais velho, Johann Christoph, que era organista em Ohrdruf e ex-aluno de Pachelbel e desempenhou um papel fundamental na formação musical de Johann Sebastian, ensinando-lhe teclado e composição, contribuindo para seu desenvolvimento como músico. 

 Sebastian Bach desde muito cedo demonstrou enorme talento e sempre foi um estudante incansável, logo se tornando um músico completo e desempenhando vários cargos em cortes e igrejas alemãs. Ele trabalhou em Weimar, onde aprofundou seu estilo e escreveu importantes obras para órgão; em Köthen, onde se dedicou principalmente à música instrumental; e finalmente em Leipzig, onde passou os últimos 27 anos de sua vida como Kantor da igreja de São Tomás e diretor musical da cidade. O compositor adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Inicialmente, ele absorveu o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo. E, mais tarde, recebeu influência da música italiana e francesa, através das quais sua obra se enriqueceu. Tais influências fizeram com que a obra de Johann Sebastian Bach se tornasse única, sendo utilizada como base para diversos outros estilos.

Com exceção da ópera, Bach praticou os principais gêneros musicais conhecidos em seu tempo. Sua vasta produção inclui obras sacras e seculares, para coro, orquestra, órgão, cravo e outros instrumentos. Entre suas composições mais conhecidas estão os Concertos de Brandemburgo, as Paixões segundo São Mateus e São João, o Cravo Bem Temperado, a Missa em Si Menor e a coleção Oferenda Musical e A Arte da Fuga.

 

Confira mais no Caderno de Música. Domingo, às 12:30, na Rádio MEC. Esta edição teve a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.

Criado em 21/03/2025 - 11:13 - Episódio Áurea Música 23/03/2025

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa