Serão conhecidas hoje as três últimas seleções que vão participar da Copa do Mundo de Basquete masculino, a ser realizada de 31 de agosto a 15 de setembro, na China.
Trinta e duas seleções vão participar do Mundial, em oito cidades chinesas. Vinte e nove já estão garantidas: são cinco da África (Angola, Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e Tunísia), oito da Ásia e Oceania (China, Japão, Irã, Filipinas, Jordânia, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia), 11 da Europa (República Tcheca, França, Itália, Alemanha, Espanha, Grécia, Rússia, Lituânia, Polônia, Sérvia e Turquia) e cinco da América (Brasil, Argentina, Canadá, Estados Unidos e Venezuela).
As três vagas restantes serão preenchidas por duas seleções da América e uma da Europa. Porto Rico vai jogar em casa nesta segunda-feira (25) contra o Uruguai. A República Dominicana, também em casa, tem que ganhar do Brasil para ficar com a outra vaga. Os dois jogos começam às 21h30 (horário de Brasília). Na Europa, Montenegro e Letônia decidem a última vaga.
Na primeira fase das classificatórias para a Copa do Mundo, o Brasil fez seis jogos e ganhou cinco. Foram duas vitórias em cima do Chile e da Colômbia, além de uma vitória e uma derrota diante da Venezuela. Na segunda fase, o Brasil ganhou duas vezes das Ilhas Virgens Americanas, uma vez da República Dominicana, com quem volta a jogar hoje, e perdeu duas vezes para o Canadá.