O repórter Juliano Justo conversou com o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães. Ele retornou ao Brasil após a conquista da medalha de prata no Mundial de Vôlei Feminino. A equipe caiu na final para a Sérvia por 3 sets a 0.
Com o resultado, o time europeu se tornou bicampeão e as brasileiras ficaram com o segundo lugar pela quarta vez na história (1994, 2006, 2010 e 2022 - as três últimas sob o comando de Zé Roberto).
Na entrevista, o comandante tricampeão olímpico ressaltou que, apesar da frustação pela derrota, a jovem seleção precisa ser valorizada pela campanha marcada também por vitórias importantes sobre a Itália, de Paola Egonu, e a virada sobre o Japão, quando o Brasil perdia por 2 a 0 e passou no tie-break na fase de quartas de final.
Por outro lado, ele considera ser necessário um trabalho psicológico com as jogadoras para que o Brasil volte ao lugar mais alto do pódio. Mais forte no lado mental, Zé Roberto avalia que as três derrotas recentes em finais por 3 sets a 0 (Estados Unidos, na Olimpíada; Itália, na Liga das Nações de 2022; e Sérvia, no Mundial de 2022) não devem se repetir.
Leia também: Brasil cai para Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino