Esta edição do Bate-papo Ponto Com faz uma homenagem ao centenário de nascimento de Jacob do Bandolim. O músico nasceu em 14 de fevereiro de 1918, no Rio de Janeiro.
O programa aborda a biografia do artista, que já foi lançada no livro "Jacob do Bandolim", em 1997. Atualmente, a pesquisadora Ermelinda Azevedo Paz está relançando a obra em e-book. Esta edição fala também sobre o extenso material obtido para compor a obra, que inclui o acervo do próprio Jacob, além de apresentar as memórias de sua mulher, Adylia, e de seus filhos, Sérgio e Elena.
O arquivo de Bandolim possui cerca de 1.400 discos de 78 rotações, 142 LPs, mais de 1.200 livros, revistas e catálogos, 10 álbuns de fotografia, 122 rolos magnéticos e 5.458 partituras.
O apresentador Cadu Freitas recebe a professora, historiadora e pesquisadora, Ermelinda Azevedo Paz para contar todos os detalhes da história deste grande artista da música brasileira.
Ouça o programa completo no player acima.
A pesquisadora observa que o bandolim nunca mais foi o mesmo depois de Jacob:
"Ele revolucionou o instrumento, mudou algumas coisas no formato para atender aquilo que ele queria", conta. "Jacob não valorizava tanto a técnica virtuosística, mas uma interpretação personalíssima, muito romântica, com muitos ornamentos. Era inconfundível."
O Bate–papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta às 10 horas pela Rádio MEC AM. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.