O Bate-papo Ponto Com desta quarta-feira (26) chega ao penúltimo programa do especial Reflexão Eleitoral, cujo objetivo é falar sobre o direito e participação dos cidadãos nas urnas. O debate desta semana gira em torno das eleições proporcionais.
Fernanda Galvão, jornalista e especialista em marketing político, e Ricardo Ismael, diretor do curso de Ciência Política da PUC- Rio voltam ao estúdio da Rádio MEC para ajudar Cadu Freitas na análise das influências na escolha das vagas que formarão o parlamento.
Nossos convidados alertam sobre a importância desses cargos para que o presidente e os governadores eleitos possam governar de forma plena, já que as decisões são tomadas com aval da Assembleia e do Congresso.
Fernanda e Ricardo explicam como funciona a escolha dos concorrentes que ocuparão as vagas de deputado destinadas para cada partido. E lembram que este ano, além do coeficiente eleitoral, conjunto da soma de votos no candidato e legenda, há também o coeficiente individual, o que pode determinar quem efetivamente assumirá o posto.
Outro ponto levantado foi a necessidade de se ter um representante que real e verdadeiramente defenda os mesmos ideais, que esteja engajado nas mesmas lutas do grupo que o eleger. A falta de fiscalização e cobrança da população sobre a atuação dentro das casas legislativas também esteve em pauta no programa.
O Bate – papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9h, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.