O Bate-papo Ponto Com desta terça-feira (25) traz um debate especial sobre as novas relações de trabalho. Para falar sobre o assunto, Cadu Freitas recebe no estúdio da Rádio MEC Guilherme Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Com foco nas principais iniciativas da Associação para manter em equilíbrio o vínculo empregado - empregador, Feliciano fala sobre a importância do Direito do Trabalho como um direito de proteção, e sobre a Justiça do Trabalho, desmistificando o conceito de parcialidade e favorecimento do empresário.
O convidado fez alertas sobre o descumprimento das leis, que além de infringir os direitos humanos do empregado, é também uma forma de concorrência desleal. Lembrou que, apesar de estarmos no século XXI, o tráfico de pessoas, o trabalho infantil e o trabalho escravo são práticas recorrentes no Brasil e explicou como estes pontos estão relacionados na legislação de nosso país.
Entre as maiores preocupações citadas durante o bate-papo está o suicídio laboral, assunto ainda substimado. Estudos apontam que os trabalhadores têm enfrentado graves problemas de depressão e crises emocionais após acidentes no emprego.
Os processos trabalhistas também foram pauta desta edição. Feliciano deixou claro que este é um fator que varia de região para região, e ressaltou as dificuldades enfrentadas, como a falta peritos e novos concursos para contratação de juízes.
O Bate – papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9h, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.