Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educação a distância está em pauta no Bate-papo

Especialistas falam sobre a modalidade de ensino num mudo movido por tecnologias

Assinar podcast
No AR em 07/01/2019 - 09:05

O Bate-papo Ponto Com abre o ano com um tema muito importante: educação. A conversa desta vez gira em torno da Educação a Distância (EAD) – tabu para uns e revolução para outros.

Para explicar mais sobre este mundo e desmistificar alguns pontos que geram medo e questionamentos, Cadu Freitas recebe no estúdio da Rádio MEC Sônia Regina Mendes dos Santos, professora da Universidade Estácio de Sá, e José Luiz Lordello, cofundador e educador da EaDucativa.

Num mundo onde as crianças já nascem com um telefone ou tablet nas mãos, é difícil imaginar que o modelo tradicional de ensino possa ter sucesso. Mas, por outro lado, o medo da EAD ainda é um entrave na hora de deixar as aulas mais dinâmicas e modernas.

Cadu Freitas conversa com os especialistas Sônia dos Santos e José Luiz Lordello

Com relação a este assunto, Sônia ressalta que esta é uma consequência da forma como as tecnologias foram apresentadas para os professores e da dicotomia entre quem prepara e quem executa as aulas. Lordello acrescenta que a distância entre gerações é outro fator agravador, pois quem ensina, mesmo que fluente na linguagem digital, não é nativo, como quem aprende.

Durante o bate-papo, os especialistas deixaram claro que é necessário mudar o entendimento, a forma de relação professor-aluno, dando mais protagonismo ao estudante, além de ampliar as estratégias de ensino.

A qualidade dos modelos existentes também esteve em pauta, com alerta sobre as super estruturas disponibilizadas no mercado, mas pouca aferição da qualidade do que está sendo ofertado. A abrangência da modalidade de ensino para crianças e os custos foram outros pontos de destaque.

 

Criado em 14/01/2019 - 19:43