Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acidentes de trabalho: saiba como prevenir

"O ponto falho de um pode significar o acidente de outro", diz

Todos os anos inúmeros trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. Os acidentes de trabalho geram custos para o empregador e para o Estado. O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS tem que administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Estima-se que a Previdência Social gastou, só em 2010, cerca de 17 bilhões de reais com esses benefícios.

 

Bate-papo Ponto Com nesta terça-feira (16) abordou o assunto com a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT, que vai até sexta-feira, 19 de dezembro, na EBC- Empresa Brasil de Comunicação. Entre os convidados do programa estiveram o Técnico em Segurança do Trabalho e 1º sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo Herdy, e representantes da Comissão Interna de Prevenção de  Acidentes de Trabalho (CIPA) da EBC.

 

Para falar mais sobre a segurança em nosso dia-a-dia, Herdy destacou a importância de eventos como esse para todos os envolvidos. "A cultura prevencionista vem sendo mais abordada em nossos dias. Mas isso, na verdade, é responsabilidade de todos. Afinal, o ponto falho de um pode significar o acidente de outro", conclui. Com temas quentes, como o acidente da boate Kiss e o incêndio em uma emissora de TV no Rio, nos anos 70, o palestrante Jorge Cesso relatou sua experiência pessoal durante o tempo em que trabalhou no local. Ao falar sobre a resistência das pessoas em aplicar a segurança na prática, Herdy citou ainda pontos como a autofiscalização e a relevância dos primeiros socorros em casos de emergência. "Entender os meios de segurança é algo primordial. É preciso criar essa cultura. Eu, por exemplo, tenho um extintor dentro de casa", disse Herdy sobre a capacitação das pessoas também no ambiente familiar. 

 

Quer saber mais o que rolou? Não perca o Bate-Papo Ponto Com com Cadu Freitas, sempre de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela Rádio MEC AM do Rio. Ouça também, o programa ao vivo, aqui no link das Rádios EBC



Criado em 16/12/2014 - 14:42 e atualizado em 17/12/2014 - 12:34