Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Endometriose é a principal causa de infertilidade entre as mulheres

A doença, que afeta 7 milhões de mulheres no Brasil, leva de 7 a 10

Doença que afeta cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil, a endometriose exerce forte impacto na vida profissional, porque aumenta a ausência no setor e diminui o rendimento no trabalho. Para falar sobre um estudo recente na área, o Bate-Papo Ponto Com trouxe, nesta terça-feira (27), o ginecologista e chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ), professor Marco Aurélio.

 

Como saber se uma mulher tem endometriose? Para o doutor, as fortes cólicas são um fator preponderante. "A cólica não melhora e, muitas vezes, a pessoa chega a buscar socorro na emergência de uma clínica". A doença ocorre quando parte do endométrio - tecido que reveste o útero - é parcialmente eliminado pela menstruação e fixa-se em órgãos, como ovários, trompas, intestino, superfície externa e parede do útero, bexiga, vagina.

 

Com a detecção tardia da doença, que chega a ser diagnostica após 7 a 10 anos se não for tratada precocemente, o distúrbio pode levar as mulheres à infertilidade. Segundo o médico Marco Aurélio, "a característica de quem tem endometriose é de adiar muito a gravidez. Questão essa que já faz parte da nossa cultura, com a progressão da mulher no mercado de trabalho". Saiba mais ao ouvir o programa na íntegra.

 

O Bate-Papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, sob o comando de Cadu Freitas, pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça também o programa pelo link das Rádios EBC



Criado em 27/01/2015 - 15:02 e atualizado em 28/01/2015 - 13:26