Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura das cesarianas chega a 84% na rede particular de saúde

Por dentro do Bate-Papo Ponto Com: Diretor-adjunto da ANS explica

Após o anúncio das novas regras, criadas pelo Ministério da Saúde, para estimular o parto normal na rede privada de saúde, o Bate-Papo Ponto Com traz de volta nesta quinta-feira (8) o diretor-adjunto de Normas e Habilitação de Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Dr. João Barroca, para falar um pouco mais sobre o assunto. Também no estúdio da MEC AM, a formanda de Enfermagem Juliana Anastácia, da Universidade Castelo Branco. 

 

Na rede privada de saúde, 84% dos partos são cesarianas e 40% deles na rede pública. Esse índice já é um dos maiores do mundo, segundo alerta o especialista. "Vivemos uma epidemia de cesarianas. E isto é um problema de saúde pública para as brasileiras e os futuros brasileirinhos". Entre as novas medidas aprovadas pelo governo, estão a transparência para que a gestante faça esta escolha; o direito a um acompanhante sem custo extra; e o partograma que marca a evolução do trabalho de parto. Para saber mais sobre a consulta pública da ANS, o médico falou ainda sobre a cultura de cesarianas no país. "A gente fala de uma cultura que impregnou pacientes e médicos. E que sob o olhar da saúde, é perniciosa". 

 

Quer saber mais o que rolou? Ouça a íntegra do Bate-Papo Ponto Com. Apresentado por Cadu Freitas, sempre de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça também ao vivo, aqui pelo link das Rádios EBC



Criado em 08/01/2015 - 15:05 e atualizado em 08/01/2015 - 16:18