Uma pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, em 2020, o número de pessoas com 60 anos ou mais, no mundo, será maior que o de crianças com menos de 5 anos. Para 2050, a previsão é de que uma em cada cinco pessoas seja de idosos, passando para 2 bilhões. Diante disso, é possível prever como será o atendimento nos serviços de saúde? Como tratar preventivamente a artrose, uma das principais causas de óbito em pessoas dessa idade?
Para falar sobre o assunto, Bate-papo Ponto Com recebeu nesta terça-feira (3) o especialista em coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Luís Eduardo Carelli, e as alunas Luciana Brenna (Enfermagem, da Universidade Veiga de Almeida) e Bianca Montez (Medicina, da Unigranrio).
Com a expectativa de vida crescendo para os 78 anos de idade no Brasil, surge a preocupação de uma medicina mais preventiva, que aborde a qualidade de vida, e menos focada na doença. Com casos precoces, principalmente em atletas de alta perfomance, a artrose aparece como uma das principais causas de óbitos em pessoas com 60 anos ou mais. Entre os pontos de maior dor no paciente com artrose, estão os ombros, joelhos e a coluna vertebral. Ainda para o Dr. Carelli, a cirurgia pode ser considerada uma última opção, com mais qualidade de vida e menos dor para o paciente. "Quando é diagnosticada a artrose, recomendamos o repouso imediato, mas, após isso, o idoso precisa se movimentar, seja com a ajuda da fisioterapia, seja com atividades como a hidroginástica ou a caminhada. O banho de sol também é importantíssimo para fixar o cálcio", explicou o médico. Clique no player acima e ouça a íntegra do programa.
Com apresentação de Cadu Freitas, o Bate-Papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça também ao vivo, aqui no link das Rádios EBC.