O Bate-papo Ponto Com desta segunda-feira (20) convidou o jornalista e professor Sérgio Carvalho para analisar os novos modelos de lidar com a informação. A conversa avaliou os pontos positivos e negativos de como a tecnologia pode beneficiar e agilizar a notícia, sem comprometer a qualidade e a própria credibilidade dela.
De acordo com Sérgio Carvalho, “a internet móvel e toda sua capilaridade fazem toda a diferença hoje, permitindo que, por meio dos telefones móveis, cada cidadão, na ponta, haja como um potencial repórter”. Ele citou exemplos do OhmyNews, veículo sul-coreano na web que tinha como lema “cada cidadão é um repórter”. Ele lembrou ainda da emissora pública BBC de Londres: “quando houve a guerra do Iraque muitas pessoas enviavam informações para outras partes do mundo”. E deixa uma dica: “é impossível que a mídia não observe essas reações para repercutir os fatos”, afirma Sérgio Carvalho.
O apresentador do programa, Cadu Freitas, entrevistou por telefone o jovem Rene Silva, uma referência e caso de sucesso de jornalismo colaborativo quando houve a invasão do Complexo do Alemão. O então desconhecido morador usava o Twitter para enviar notícias de dentro da comunidade e virou notícia nos grandes veículos de comunicação.
Para ouvir esse e outros detalhes do programa Bate-Papo Ponto Com clique no player acima.
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.