Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise dos refugiados: entenda ações dos governos europeus

Da Áustria, Bruno Garcia, contou como está a situação nas fronteiras

O aumento de refugiados na Europa foi o tema do Bate-papo Ponto Com desta quarta-feira (16). São nações desenvolvidas que estão na tentativa de criar uma política para lidar com a entrada de populações que fogem de perseguições ou de guerras que destroem seus países de origem. 

 

No estúdio da MEC AM, ao vivo, Cadu Freitas recebeu Wellington Amorim, professor de relações internacionais da Unilasalle e Vinícius Pinheiro Melo, aluno de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa contou também com a participação do historiador e colaborador da Revista de História da Biblioteca Nacional, Bruno Garcia, direto da Áustria, por Skype.

 

Confira também: Entenda a crise dos refugiados na Europa

 

Segundo o historiador Bruno Garcia, a situação na Áustria é complicada, pois ela assumiu uma postura de colaborar com a Alemanha em receber os refugiados, mas que não sabe a quantidade que ficará lá , já que a maioria prefere ir mesmo para a Alemanha. "A Alemanha e a Áustria estão começando a  controlar suas fronteiras não visando bloquear os refugiados, mas sobretudo tentando pressionar os demais países da União Europeia a assumir uma postura coletiva com relação ao assunto", destacou.

 

O professor Wellington Amorim nos contou que os países em desenvolvimento são os que mais recebem refugiados. "Eles acolhem 86% dos refugiados. O que mais acolheu em 2014 foi a Turquia e os que mais fornecem são Síria, Afeganistão e Somália", pontuou.

 

Ouça a íntegra do programa no player acima.

 

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no link das Rádios EBC. Curta a nossa página no Facebook.



Criado em 16/09/2015 - 16:57 e atualizado em 17/09/2015 - 11:06