No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro, o Bate-papo Ponto Com falou sobre depressão. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. Somente no Brasil são cerca de 13 milhões de depressivos.
Atualmente, a depressão é apontada como a quinta maior questão de saúde pública pela OMS, sendo que até 2020 deverá estar em segundo lugar. A Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha "Setembro Amarelo" e definiu o dia 10 deste mês como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio para conscientizar as pessoas sobre o problema.
No estúdio da MEC AM, o apresentador Cadu Freitas, recebeu, a psicóloga Cristina Werner, presidente do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho (IPHEM) e o estudante de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Vitor Vereza.
Cristina falou que o primeiro passo para o tratamento da depressão é a aceitação. "Eu tenho um problema e vou me tratar, vou procurar ajuda médica e psicológica. A depressão é uma doença, sim, e tem tratamento; e dependendo do grau tem até cura”, destacou.
Ouça o programa Bate-papo Ponto Com clique no player acima.
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo:
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.