Um tema para quebrar, de uma vez por todas, um tabu: a máxima de não se falar de um assunto que é considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública. E o Bate-papo Ponto Com desta segunda-feira (12) tratou do tema de forma ampla e informativa, valorizando a causa da prevenção ao suicídio sob o contexto oposto, o de um bem precioso, a vida.
Participaram do debate o médico, psiquiatra e integrante da Associação Brasileira de Psiquiatria, Jorge Jaber; a porta-voz do Centro de Valorização da Vida - CVV Rio de Janeiro, Patricia Fanteza; a universitária Juliana Anastácio e, por telefone, o jornalista André Trigueiro e a publicitária Patricia Porto.
Durante o programa, foi apresentado um depoimento de quem já conviveu com a depressão e a vontade de suicídio, de quem conhece pessoas que tiraram a vida e, o mais importante, como é o trabalho do CVV e como as pessoas podem auxiliar quem está passando por esse tipo de problema. "Quem está com vontade de se matar precisa de um enorme ouvido. Não é dizer o que a pessoa deve ou não fazer. Quem está sofrendo não quer ouvir conselho. Quem está sofrendo precisa falar do seu sofrimento. E nisso o CVV é especialista", afirma o dr. Jorge Jaber.
Para saber mais, clique no player acima e ouça a íntegra do programa.
O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM. Curta a nossa página no Facebook.