Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BBC Proms 2021: confira apresentação dos tempos medievais até os dias atuais

No programa, o BBC Singers e a maestrina Sofi Jeannin apresentam um repertório inspirado na ideia de conversas musicais ao longo dos séculos

BBC Proms

No AR em 10/08/2022 - 00:00

No BBC Proms desta quarta-feira (10), os cantores da BBC e sua diretora musical Sofi Jeannin embarcam em uma passagem musical imersiva dos tempos medievais até os dias atuais. O programa é inspirado na ideia de conversas musicais ao longo dos séculos, com obras-primas da Renascença de artistas como Gesualdo, Tallis e Byrd, e reações a elas de compositores contemporâneos e do século 20, de Stravinsky a Ken Burton e Roderick Williams. 

Neste concerto, realizado em 19 de agosto de 2021, houve nada menos do que três estreias mundiais, combinadas com as peças originais que serviram de inspiração: a resposta de Bernard Hughes a um trabalho de Janequin incorporando sons e assobios de pássaros; a reformulação de Sweelinck por Nico Muhly; e para marcar o 50º aniversário da morte de Josquin des Prez, as reflexões de Shiva Feshareki sobre a obra “Qui habitat in adiutorio altissimi”.

A ideia por trás deste repertório, segundo a maestrina Sofi Jeannin, é criar um prisma, com diferentes ângulos baseados na música antiga: teremos a perspectiva de como os ouvintes recebem esse tipo de música nos dias de hoje, e de como os compositores contemporâneos trabalham em cima deste repertório. 

A atração trabalhou com a ideia de explorar os contrastes e as continuidades das texturas e ritmos musicais, mesclando as obras antigas com as contemporâneas. Então, os mundos renascentista e moderno estão prestes a colidir agora, neste programa que fluirá em longas sequências musicais sem interrupção. 

Ouça o programa no player acima. 

O BBC Proms vai ao ar nesta quarta-feira, à meia-noite, na MEC FM.

Criado em 09/08/2022 - 15:57

Mais do programa