No Blim-blem-blom deste sábado (17), Dona Aída confisca o disco de Eudóxia de Barros, por conta do descuido de Tio Chico, que o largou fora da capa, em cima de uma cadeira. Diante dessa situação, ele e as crianças decidem provar seu valor e competência catalogando os discos de compositores cujos nomes começam com a letra M. São eles os alemães Gustav Mahler, Felix Mendelson e o austríaco Giacomo Meyerbeer.
Tio Chico conta para as crianças a vida do compositor romântico Gustav Mahler, que começou a estudar piano aos seis anos. Mais tarde, na vida adulta, o músico estudou no Conservatório de Viena. Com o tempo, ele foi adquirindo experiência e repertório e passou a atuar não só como pianista, mas também como regente da Ópera Real de Budapeste. Mahler teve seu apogeu artístico na Áustria, como diretor da Ópera da Corte de Viena, tendo começado como mestre de capela.
Já Félix Mendelson era filho de banqueiros e foi uma criança prodígio. Assim como Mahler, foi regente e pianista, além de compositor. Compôs concertos, música de câmara, peças para canto e piano e obras para piano solo e a trilha da peça de Shakespeare "Sonhos de uma noite de verão".
Por último, Tio Chico comenta sobre Giacomo Mayerbeer, grande compositor de óperas que escreveu em alemão e em italiano.
Confira o programa na íntegra no player acima!
Blim-blem-blom vai ao ar aos sábados, ao meio-dia, pela MEC FM Rio. Ou ouça aqui, no mesmo horário, ao vivo, no site das Rádios EBC.