Crianças da etnia Ticuna, na comunidade indígena do Umariaçu, em Tabatinga, no Alto Solimões, estão recebendo formação de combate ao uso de drogas e entorpecentes através do Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Amazonas.
O Policial Militar e Coordenador do Programa na comunidade do Umariaçu, soldado Abensur, fala do objetivo do programa, que é alertar as crianças sobre o uso das drogas.
Ele falou ainda sobre a formatura desta primeira turma do programa e a falta de apoio para o projeto nas comunidades.
Na cidade de Tabatinga, o PROERD começou no mês de março e trabalha com cerca de 300 crianças com atividades esportivas, palestras e ações lúdicas contra o uso de drogas.
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Conta com três currículos: PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, PROERD para 5º ano do ensino fundamental, PROERD para 7º ano do ensino fundamental, PROERD para Pais/Responsáveis.
O Boa Noite Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.