Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exames de mamografia voltam a ser realizados na UPA de Tabatinga (AM)

Sistema de internet e demora na chegada do material interromperam os exames. Segundo a direção da unidade, serviço foi normalizado.

Boa Noite Solimões

No AR em 14/11/2017 - 11:31

Em entrevista ao programa Boa Noite Solimões, nesta segunda-feira (13), o diretor da Maternidade Vilacrez Ruiz e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga (AM), André da Silva, explicou que após atrasos de até seis meses para a entrega dos laudos dos exames de mamografia, o serviço da UPA foi retomado há 30 dias.

Para viabilizar os exames, foram necessários ajustes na forma de trabalho. "Precisamos mudar a lógica de funcionamento para fazer com que os laudos chegassem em tempo hábil. Decidimos, então, mudar o envio das amostras para Manaus. O que antes era feito via internet, agora é feito via filme, que é uma metodologia manual mais eficiente", explica Silva. 

Segundo o diretor, o problemas recorrentes do sistema de internet na região prejudicavam os serviços de análise do material dos exames. A forma manual, com material similar ao utilizado no sistema de raio x, possibilitou agilidade. Ainda assim, os exames foram interrompidos após a mudança, dessa vez devido à falta do material físico utilizado no novo processo, já que o mesmo é adquirido em São Paulo. Os problemas, no entanto, já foram contornados, segundo o dirigente da UPA.

As mulheres que precisam do exame, devem procurar a recepção da UPA com documento de identidade e cartão do SUS para fazer o cadastro. O diretor da unidade adiantou que um mutirão de mamografias, bem como ações da Rede de Saúde da Criança e da Mulher, serão lançados, porém ainda sem data definida. 

Criado em 14/11/2017 - 11:58

Mais do programa