Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IDAM Tabatinga (AM) fala sobre o plantio e cultivo da banana

Jânio Amorim, do IDAM Tabatinga, orientou agricultores, ouvintes da Rádio Nacional, sobre adubação, espaçamento, mudas e cuidados com a banana

Em entrevista ao programa, Boa Noite Solimões, da Rádio Nacional, Jânio Amorim, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), em Tabatinga, orientou agricultores, ouvintes da Rádio Nacional, sobre adubação, espaçamento, mudas e cuidados com a banana. 

Jânio disse que a limpeza da área é um dos primeiros cuidados que o agricultor precisa ter na hora do plantio da banana, além disso, evitar queimadas e desmatamento, e ficar atento ao uso de somente 20% da área do terreno, para evitar os crimes ambientais.

Depois da limpeza, deve ter o balizamento e o piquiteamento da área do plantio, deixando sempre três metros de distância. Ele ressalta que é importante na hora de cavar as covas, deixar sempre 40 cm de boca, 40 cm de lado e 40 cm de profundidade. Por fim, o agricultor precisa ter cuidados com a adubação.

O IDAM recomenda de três a seis litros de esterco de galinha, além de 300 gramas de calcário e 200 gramas de NPK. Além do tempo mínimo de 20 dias para o plantio das mudas.  Ouça a entrevista no player

Boa Noite Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 03/08/2018 - 18:35

Mais do programa