O coordenador do Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI), do Alto Solimões, Weydson Gossel Pereira, participou do programa Boa Noite Solimões e trouxe as últimas notícias das ações realizadas nas comunidades indígenas.
Weydson fala que, no último boletim, mais de 29 mil indígenas já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19, o que representa 90,08% da comunidade no Alto Solimões. Com a segunda dose, mais de 24.750 pessoas foram imunizadas, ou seja 78% dos indígenas. Ainda existem pessoas que resistem a ser imunizadas por questão religiosa.
Uma das maiores problemáticas das aldeias é a falta de água potável, 85% das aldeias não têm sistema de abastecimento, mas que está sendo feito um investimento em maquinários para fazer poços tubulares, com reservatórios de 5 a 10 mil litros, e abastecer a comunidade com água potável, relata o coordenador.
Segundo Gossel, foi entregue kits aos agentes indígenas de saúde contendo um jaleco, uma camiseta, um boné, máscara, uma régua, uma balança digital e termômetro. Também explica que no município de Tonantins foi realizada capacitação para 240 conselheiros representantes de cada aldeia, onde foi abordado o papel do conselho local.
Ouça a entrevista no player acima.