Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora fala da importância da lei que criminaliza a violência psicológica contra a mulher

Ouça entrevista com Flavia Melo, fundadora do observatório de violência de gênero no Alto Solimões

Boa Noite Solimões

No AR em 01/09/2021 - 12:00

O programa Boa Noite Solimões entrevistou a professora Flavia Melo, fundadora do observatório de violência de gênero no Alto Solimões, e que atualmente é responsável pelo núcleo de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, sobre a nova lei de violência psicológica sofrida por muitas mulheres.

Flavia explica que as delegacias de mulheres no Brasil surgiram apenas nos anos 80, a Lei Maria da Penha foi criada em 2006, há 15 anos. Somente em 2015 foi reconhecido o feminicídio como uma qualificadora do crime de homicídio. E só agora em 2021, finalmente, a criminalização da violência psicológica contra a mulher.

Segundo ela,  reconhecer a violência psicológica no ordenamento penal é muito importante. A violência psicológica é o ato de causar um dano emocional prejudicando e perturbando o desenvolvimento mental e que atos como violência domésticas, abuso sexual na infância ou na juventude, o assédio moral no trabalho e as ofensas verbais provocam danos psicológicos profundos, relata.

A professora fala também da rede de enfrentamento da violência contra a mulher no Alto Solimões, destaca que o Centro de Referência e Assistência Social (CREAS)  atua na prevenção e também após os direitos serem violados. Na entrevista, também ressalta que infelizmente os municípios do Alto Solimões ainda não contam com uma delegacia especializada de violência contra a mulher.

Leia também: Psicóloga explica como reconhecer a violência psicológica contra a mulher
 

Criado em 01/09/2021 - 12:35

Mais do programa