Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta edição especial Dia do Índio, comemorado neste domingo

Programa presta tributo aos primeiros donos das terras brasilis

Bossamoderna

No AR em 18/04/2021 - 22:00

Bossamoderna deste domingo (18) entra no clima do dia do índio. E como diz Jorge Ben, “Todo dia era dia de índio”/ mas agora eles só tem o dia 19 de abril”, em faixa do disco “Bem-vinda amizade”, de 1981.

Cearense de Fortaleza, a compositora, cantora e instrumentista Marlui Miranda pesquisou a música indígena e identificou-se com ela. “Grupo Krahô” é um tema dos índios Krahô, que adaptou com o instrumental Grupo Um. No álbum “Ihu - Todos os sons”, de 1995, Marlui procurou ser fiel ao “timbre, tradição vocal e fonética” dos índios. Como mostra em “Tche Nane”, dos Jaboti, de Rondônia, que canta com Gilberto Gil. A dupla gravou também Ñaumu, dos Yanomami, de Roraima, escoltada por instrumentos inventados pelo grupo mineiro Uakti, cujo nome está ligado a uma lenda indígena.

Uruguaio criado no Rio, de ascendência indígena, Taiguara dissecou origens em “Sete cenas de Imyra”, de sua autoria. “Cara de índio”, de Djavan, de 1978, foi regravada por Mônica Salmaso em seu disco “Voadeira”, de 1999, onde há também o enclave afro-indígena “Juparanã”, parceria de Joyce Moreno e Paulo César Pinheiro. Da mesma dupla autoral é “Quarup”, com a própria Joyce.

Sobrinho de Caetano, o baiano J. Velloso alinhava suas composições “Kirimurê” e “Canindé”, enquanto o sincretismo religioso rodopia na “Linha de caboclo”, de Paulo César Pinheiro e Pedro Amorim, na voz da tia de J. Velloso, Maria Bethânia. Gaúcho, de Alegrete, radicado em Paris, Marcio Faraco navega em “Kanoê”, de sua autoria.

Ex-integrante do grupo Rumo, a cantora e compositora Ná Ozzetti desfia “Os enfeites de cunhã”, sua parceria com João Gomes. E da “Ópera Tupi Macunaíma”, de Iara Rennó é “Na beira do Uraricoera”, composição dela com letra extraída de trecho do livro de Mário de Andrade, “Macunaíma, de 1928.

Compositor e arranjador, o carioca Arthur Verocai, em parceria com Paulinho Tapajós, desvela seu orquestral “Tupã Tupi”. E voltamos ao repertório étnico do disco “Ihu – Todos os sons”, de Marlui Miranda. Os temas coligados “Awina/Ijain je é” pertencem ao canto feminino dos índios Pakaa Nova, de Rondônia.

Bossamoderna vai ao ar aos domingo, às 22h, na Rádio MEC.

Criado em 16/04/2021 - 15:25 e atualizado em 20/04/2015 - 15:38

Mais do programa