Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vento é o tema do Bossamoderna deste domingo (18)

Ouça músicas inspiradas no vento

Bossamoderna deste domingo (18) é soprado pelo vento. Ele pode ser devastador, como o “Vento bravo”, de Edu Lobo e Paulo Cesar Pinheiro, que Edu gravou de forma épica com a Metropole Orkest, em Amsterdã, Holanda, em maio de 2011. Agora, o sopro vem dos pagos do Sul, é o “Invento”, de Vitor Ramil, lançado em 2007. E sobrevém a brisa baiana: Quem chama o vento é o Buda nagô, Dorival Caymmi.

 

Também leva o título “O vento”, a composição do Los Hermanos, Rodrigo Amarante, na voz da baiana Maria Waldelurdes Costa de Santana Dutilleux, a Daúde. Gaúcha de Porto Alegre, Dominique Pinto faz carreira internacional com o nome artístico de Dom la Nena. E canta “O vento”, de sua autoria. Uma pitada de sambalanço vem em “Deixa o vento levar”, do catarinense Orlandivo, com ele.

 

Megaclássico do compositor carioca Johnny Alf, que passou despercebido no Festival de MPB da TV Record, de 1967, “Eu e a brisa” foi regravada pelo conjunto vocal Os Cariocas, no disco “Estamos aí”, de 2013.

 

O pianista e compositor niteroiense André Mehmari assina com o mineiro Sérgio Santos, “Vento bom”, que ele gravou com a guitarra do paulista Chico Pinheiro e vocal de sua conterrânea Luciana Alves. O mesmo Chico Pinheiro dedilha sua “Ao vento”, parceria com Guile Wisnik e Paulo Neves. E a cantora é ainda a afinadíssima Luciana Alves.

 

O gaúcho Marcio Celli evoca a “Mãe do vento”, em faixa do disco “Da minha janela”, de 2013. Pernambucano, dissidente do movimento mangue beat com sua banda pós-MPB Santa Boêmia, no Recife, Armando Lobo situa-se “A favor do vento”. A harpista carioca Cristina Braga desata um “Vendaval”, em parceria com Jorge Mautner e Ricardo Medeiros.

 

Formado por Zé Renato, voz e violão, Rômulo Gomes, baixo acústico e vocais, e Tutti Moreno, bateria, o ZR Trio voa no vento da madrugada de “O tempo não apagou”, composição de Paulinho da Viola. Outro trio fecha este Bossamoderna ao sabor dos ventos. É o fabuloso Tamba Trio de Luis Eça, piano, sintetizador, arranjos, Bebeto Castilho, baixo, flauta e vocal e Hélcio Milito, percussão e bateria. “Contra o vento”, de Danilo Caymmi e Ana Maria Borba.

 

Bossamoderna vai ao ar aos domingos, às 22h, pela MEC FM Rio.



Criado em 16/10/2015 - 21:40 e atualizado em 20/10/2015 - 15:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa