Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulher é o tema do Bossamoderna desta semana

O programa traz um repertório de composições feitas por mulheres ou

Na semana do dia da mulher, o Bossamoderna inventaria abordagens diversificadas do feminino. A compositora, violonista e cantora carioca Joyce Moreno milita no tema desde o disco de estréia, que levou seu nome, em 1968. “Não muda, não”, ela canta e sorri - para e do parceiro.

 

Na mesma tecla afetiva, a cantautora e instrumentista tinha assombrado o Festival Internacional da Canção de 1967, com “Me disseram”, outra faixa incluída em seu disco de 1968. Já a composição icônica do gênero, “Feminina”, que ela lançou em seu disco homônimo de 1980. Também da cantora, compositora e ativista Joyce Moreno é o auto explicativo “Samba de mulher”, parceria com a flautista paulistana Lea Freire.

 

Com a letrista carioca Ana Terra, Joyce escreveu um de seus maiores sucessos, “Essa mulher”, gravado por Elis Regina. Também com o parceiro Paulo César Pinheiro, Joyce aborda a questão de gênero: “Eu sou aquela”.

 

Canta a potiguar Liz Rosa, que também singra “Coisa feita”, em que o acendrado trio João Bosco, Paulo Emilio e Aldir Blanc esculpe a espevitada “Princesa do Daomé”. Outra personagem espalha brasa rodopia no farpado “Semeou cumpadi”, de Beto Soroli com a mineira Janaína Moreno.

 

E agora, abre alas o ponto de vista masculino. “Você, mulher, você”, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza com Ivan e o Trio Mocotó, gravação do longínquo 1971, quando o solista misturava samba e rouquidão soul. Dois anos antes, em 1969, no Festival Internacional da Canção, Taiguara hierarquizava: “Flor, manequim, depois mulher”.

 

Da nova cena musical paulistana, Rômulo Fróes, samba no assimétrico “Qualquer coisa em você, mulher”, do artista plástico e compositor Clima. Anelis Assumpção evoca o pai, Itamar Assumpção, em “Mulher segundo meu pai”, de autoria dele.

 

A niteroiense Arícia Mess proclama “sou afro-brasileira”, em “Bate folha Jurema”, parceria dela com Paula Pretta. E esta edição feminina do Bossamoderna encerra com “Desejo de mulher”, de Zélia Duncan e Hamilton de Holanda, na voz cálida da cantora paulistana Célia.

 

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h na MEC FM Rio. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.



Criado em 04/03/2016 - 23:21 e atualizado em 09/03/2016 - 14:27

Mais do programa