Uma campanha da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) visa alertar motoristas e profissionais envolvidos para o correto armazenamento e carregamento de sementes de soja. Seja na logística de transporte, seja na pós-saída da sementeira. Para tanto, foram distribuídos cartazes e folhetos com orientações quanto às condições de temperatura e local de armazenagem antes da semeadura.
Sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com o presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira, que falou também sobre o custo da semente e o mercado ilegal de sementes piratas. Na entrevista, ele destacou também que a Associação possui hoje o maior laboratório do Brasil em análise de sementes de soja.
Ouça a entrevista completa:
"Se os cuidados básicos não forem tomados, a agricultura brasileira corre sérios riscos. Pois essa semente sem um controle acaba espalhando doenças para as lavouras", alerta Gutemberg sobre a importância da fiscalização. Este é o segundo ano que a campanha é realizada no estado.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.