O Brasil Rural conversa com diretor executivo da Emater/DF, Rodrigo Marques,sobre os impactos da crise hídrica na agricultura do Distrito Federal.
Segundo ele, a situação está bastante crítica com os níveis dos rios muito abaixo. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a crise atual já pode ser considerada a pior dos últimos 56 anos. Na entrevista, ele comenta ainda a demanda populacional e a cobertura do solo com residência e telhados, o que dificulta a captação da água pelo solo.
Em maio deste ano, a Emater/DF fez um levantamento de que pelo menos 30% das áreas já foram reduzidas para o plantio. Pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), os produtores estão com 75% a menos de captação da água para produzirem. Essa crise atinge especialmente a produção de hortaliças e frutas, pois estas dependem da irrigação.
Rodrigo Marques também explica que, mesmo chovendo, levará tempo para normalizar, pois a água ainda irá infiltrar no solo e depois chegará nos recursos hídricos.
Ouça a entrevista completa no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.