Uma pesquisa da Embrapa vem testando o biocarvão para o trabalho de condicionador do solo. O uso do material composto de pó de serra, restos vegetais, cama de frango e lixo urbano, pela Embrapa Agrossilvipastoril (em Mato Grosso), vem sendo testado desde 2012 em cultivo de viveiros de mudas e no campo.
Em outros países como China, Japão e Austrália, o biocarvão tem um papel importante no aumento da capacidade produtiva do solo. Sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na produção de alimentos, cultivo de mudas e plantio de florestas, conversamos com a pesquisadora da Embrapa, Fabiana Rezende.
Clique no player abaixo e ouça a entrevista.
O potencial do biocarvão na agricultura e as pesquisas com o produto no Brasil foram discutidos esta semana durante o XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural, em Sinop (MT).
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.