Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jaborandi é fonte de renda para extrativistas na Floresta Nacional de Carajás

Além da conservação ambiental, espécie existente na Flona traz benefícios medicinais para o tratamento do glaucoma

Brasil Rural

No AR em 13/11/2017 - 12:30

O Brasil Rural desta segunda-feira (13) vai até o Pará mostrar a luta dos folheiros de jaborandi. É na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que eles colhem, secam e ensacam as folhas de jaborandi. A planta, que já esteve na lista de espécies ameaçadas de extinção, é usada de forma medicinal para tratamento do glaucoma; É também fonte de renda aos extrativistas da região. 

A colheita do jaborandi em Carajás tem história. A planta já esteve na lista de espécies ameaçadas de extinção

A partir de 2000, o governo federal começou a apoiar a organização social dos extrativistas que aprenderam o uso sustentável da planta. Sobre o trabalho dessas 53 famílias, conversamos com o presidente da Cooperativa Coex-Carajás, Gilson Moraes. O mais interessante de tudo isso é a preservação da floresta; as próprias famílias passam a ter o interesse na preservação da mata em pé. É um trabalho sustentável, segundo Gilson Moraes, que fala também sobre o trabalho com sementes nativas.

Acompanhe  a entrevista completa no player abaixo. 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações do ICMBio

Criado em 13/11/2017 - 13:07

Mais do programa